A IMPORTÂNCIA DA SELEÇÃO CORRETA DE FORNECEDORES

Fazer a escolha de bons fornecedores para a sua empresa contribui, e muito, para o resultado final do seu produto e, consequentemente, à sua imagem no mercado.

Além da matéria-prima de qualidade, o relacionamento que você constrói neste processo é muito importante. Ao gerar uma boa relação de compra e venda, poderá acontecer uma melhor entrega do serviço oferecido.

Você deve se atentar muito bem a esta escolha e sempre manter uma relação de confiança e parceria, pois, seus fornecedores também influenciam na forma em que seus clientes enxergarem sua marca.

Veja abaixo algumas dicas de como escolher bons fornecedores e, como essa atenção neste momento pode trazer bons resultados ao seu negócio.

Analise prazos e condições de entrega

É preciso escolher um fornecedor cujo prazo de entrega se encaixe no planejamento da sua empresa, mas você não deve avaliar apenas isso.

Fique de olho nas condições comerciais e financeiras, verifique se existe uma quantidade mínima para pedido, condições especiais em caso de grande demanda, e os prazos e condições de pagamento.

Outro ponto importante é procurar conhecer todas as medidas e processos que são adotados para garantir que as promessas sejam atendidas. Saiba que, um fornecedor desorganizado pode gerar prejuízo e fazer com que perca seus prazos.

Analise a estabilidade financeira do seu fornecedor

Um fornecedor que está passando por problemas financeiros possui maiores chances de não cumprir seus compromissos como deveria. Por isso, analisar a estabilidade financeira também é um critério muito importante para esta seleção.

Antes de assinar o contrato, solicite dados de balanços e os números da empresa. Além de te dar uma certeza da capacidade de gestão, é o primeiro passo para a construção de uma relação transparente e de confiança.

Analise o histórico do fornecedor no mercado

Como explicamos no início, você precisa estabelecer uma relação de parceria com seus fornecedores. Para isso, você precisa levantar o máximo de informações possíveis sobre eles.

Verifique a quanto tempo a empresa está no mercado, quantos anos de experiência ela possui, e com quais clientes já trabalhou. Mas, não pense que uma empresa jovem é menos qualificada, pelo contrário, ter muitos anos no mercado não é garantia de qualidade.

Exatamente por isso que, verificar o tempo de mercado e analisar como a empresa é avaliada por outros clientes é importante, sendo possível fazer isso com a ajuda da internet. Busque feedbacks no site da empresa, nos perfis das redes sociais, ou até mesmo em páginas de reclamação.

Seus fornecedores possuem capacidade de inovação?

Como explicamos anteriormente, uma empresa jovem não é sinônimo de baixa qualidade, mas você deve analisar se esta possui capacidade para estar sempre inovando e aprendendo.

Mesmo que a sua empresa seja tradicional, seus fornecedores não precisam (e não podem) ficar estagnados no tempo. Pelo contrário, um bom fornecedor é aquele que consegue aliar anos de experiência e tradição a uma boa dose de inovação.

Por isso, observe como o fornecedor se mantém em dia com as tendências de mercado, como usa a tecnologia em seu dia a dia, e como incentiva a inovação dentro da sua empresa.

Pesquise valores do frete

Se tem algo que influenciará no valor final de seus produtos é o frete cobrado por seus fornecedores. Por isso este também é um dos fatores que você deve analisar na hora da escolha.

Mas lembre-se, são vários os fatores que influenciam no custo do frete, se ele é terceirizado, ou feito pelo próprio fornecedor, se a mercadoria vem por via terrestre, aérea ou marítima. Todos estes pontos devem ser levados em consideração.

E preste atenção, as diferenças de tributação e valores variam de um estado para outro, assim como o volume e o valor dos produtos transportados influenciam no preço final do frete.

A dica é, tente negociar! Ao fechar contrato com um fornecedor, veja se ele não consegue oferecer um frete com melhor custo benefício a você.

Análise a capacidade de fornecimento

É preciso analisar se seu fornecedor está preparado para atender suas demandas, tanto em situações normais, quanto em períodos críticos, como meses de maior movimentação no mercado.

Acertando a forma de pagamento

O acerto das formas de pagamento é uma etapa importante de negociação, sendo interessante você conseguir negociar e obter uma certa flexibilidade por parte dele.

Analise as condições de pagamento, parcelamento, se há descontos por pagamento a vista e afins.

Documentos necessários para homologação de fornecedores

As homologações de seus fornecedores têm como principal vantagem, a garantia de segurança e qualidade dos produtos e serviços prestados.

De modo geral, os documentos necessários para homologação podem variar bastante, de um estado para o outro, por exemplo.

Mas, de qualquer modo, os documentos normalmente exigidos são:

•          Dados cadastrais: Dados da empresa, dados dos sócios e afins, etc.

•          Licença de funcionamento: Documento essencial que garante que aquele estabelecimento pode exercer atividades econômicas previstas em seu contrato social de maneira segura.

•          Certificações: Pode ser aplicado em alguns casos, por isso é necessária a  atenção. Alguns exemplos são: ISO 14 001, OHSAS 18 001, ISO 9001, SASSMAQ e afins.

•          Especificação da atividade: Documentação específica do ramo de atuação do fornecedor.

Em busca de um fornecedor de confiança?

Agora que entendeu como fazer uma boa escolha, e como esta seleção é importante para o resultado final de seus produtos, você precisa conhecer as fitas adesivas da Global Tape.

Fundada em 2003, a Global Tape é uma indústria de fitas adesivas que possui sede na cidade de São Paulo, mas conta com distribuição em todo o Brasil, e vem passando por processos constantes de crescimento e modernização de seus maquinários.

Todos os produtos possuem qualificações e padrões internacionais direcionados a diversos mercados como padrão UL, ROHS FREE, IMDS, PPAP, entre outros.

A Global Tape está preparada para adaptar as medidas do pedido de acordo com suas necessidades, atendendo os mais diversos segmentos como automotivo, aeroviário, comunicação visual, construção civil, petrolífero, hospitalar, refrigeração, têxtil, entre outros.

Tudo isso, seguindo padrões mundialmente aceitos, com cortes oscilam entre ± 0,2 mm de largura e podendo produzir em diferentes metragens.

Ainda, a empresa é certificada pela norma ABNT ISO 9001:2015, e mantém um controle assertivo de todos os seus produtos e processos com total rastreabilidade, garantindo a você cliente, conforto e a confiança de que está adquirindo um produto de alta tecnologia e que garantirá um bom resultado final aos seus produtos.

Deixe uma resposta

5 + 8 =