Fitas Filamentosa – Veja onde e como usar

É muito importante que ao adquirir fitas adesivas, seja avaliada a qualidade do produto antes da compra, pois a eficiência dos serviços realizados depende exclusivamente disso.

A fita adesiva filamentosa é uma fita produzida em BOPP (Plipropileno Biorientado) ou PET (Poliéster) reforçada com filamentos contínuos de fibra de vidro. Seu adesivo é feito de resina de borracha sintética.

É uma fita que tem como principal propósito o uso em embalagens para transporte, especialmente aquelas que necessitam de alta resistência a tração ou a abrasão. 

Além disso, a fibra de vidro presente na fita consegue suportar ataques de óleos e solventes, o que a torna ainda mais eficiente e segura para ser aplicada com diferentes objetivos.

A seguir, nós falamos sobre as aplicações mais comuns da fita filamentosa.

Onde usar a fita filamentosa?

Como já citamos acima, a principal finalidade da fita filamentosa é fechar, amarrar e apoiar caixas e embalagens em geral, para fins de transporte de produtos.

Mas, suas aplicações são múltiplas e a seguir nós apontamos algumas delas:

  • Empacotamento e reforço de caixas;
  • Estabilização de pallets;
  • Fixação de componentes de produtos e aparelhos em geral para o transporte;
  • Reforço de grandes sacarias alimentícias;
  • Reforço mecânico e isolação elétrica em locais onde existe grande rigidez dielétrica envolvida;
  • Fechamento de bobinas de aço;
  • Enfeixamento de barras e tubos em geral;
  • Estruturação de cordões umbilicais para sondas marítimas;
  • Fixação e reparos provisórios em diferentes superfícies.

A fita filamentosa tem ganhado uma adesão cada vez maior por parte da indústria, justamente por conta dessa versatilidade que ela apresenta.

Um dos segmentos que tem avançado na sua utilização é a indústria de mármores e granitos, que encontrou na fita filamentosa uma excelente alternativa para a fixação dos acabamentos de meia esquadria durante a colagem. Outros tipos de fitas já foram testados, porém pelo fato de terem elasticidade, acabam dificultando a colagem da meia esquadria e se soltando. 

A fita Filamentosa se mostra como uma excelente ferramenta para esta aplicação pois tem alongamento mínimo, alto poder de adesão e não deixa resíduos de cola nas pedras quando removida.

Apesar de o mármore ser um material pesado e muito sensível, a fita filamentosa tem desempenhado muito bem a sua função, melhorando significativamente as condições de trabalho na fase de acabamento.

Apesar de o mármore ser um material pesado e muito sensível, a fita filamentosa tem desempenhado muito bem a sua função, melhorando significativamente as condições de transporte do produto.

Como usar a fita filamentosa?

  • Amarração – A fita filamentosa é forte e consegue manter firmes e unidas peças dos mais diversos tamanhos, como por exemplo, vergalhões de aço utilizados na construção civil;
  • Fechamento e reforço de caixas – Ao transportar produtos encaixotados dos mais diversos tamanhos, a fita filamentosa pode ser utilizada tanto para fechamento quanto para reforço das caixas, protegendo contra condições adversas que possam surgir durante o deslocamento;
  • Retenção temporária – É o ato de fazer a retenção de algum item, como portas e gavetas de armários para que não abram durante o transporte.

A aplicação pode ser feita manualmente com auxílio de um dispensador de fita manual ou automático. A praticidade no manuseio é um dos grandes benefícios do uso da fita filamentosa.

Onde adquirir fita filamentosa de alta qualidade?

É muito importante que ao adquirir fitas adesivas, seja avaliada a qualidade do produto antes da compra, pois a eficiência dos serviços realizados depende exclusivamente disso.

Na Global Tape, você tem a garantia de que está adquirindo produtos de alta qualidade, fabricados com tecnologia de ponta e matéria-prima de alto nível. Tudo isso para que sua empresa atinja os melhores resultados ao utilizar nossos produtos.

Se você precisa de fita filamentosa de alta adesão e resistência para transportar seus produtos, conheça nossas opções.

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin