Como descartar corretamente os plásticos?

Confira dicas para descartar corretamente os materiais plásticos na indústria e amenizar os impactos gerados pelo descarte irregular.

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), 80% dos resíduos que são lançados nos mares, são plásticos. Por ano, 8 milhões de toneladas de plásticos vão parar nos oceanos, que é o habitat de pelo menos 230 mil espécies. 

Prejudicar a vida nesse ecossistema pode comprometer significativamente a vida humana na Terra, afinal os oceanos funcionam como pulmões e produzem metade do oxigênio do mundo.

Além disso, eles também funcionam como uma “esponja” de calor, distribuída sobre o planeta por suas correntes marítimas, o que influencia muito o clima da Terra.

Promover a reciclagem dos materiais plásticos ajuda a amenizar os impactos gerados pelo descarte irregular desse material e contribui para a preservação dos oceanos e da vida na Terra.

Para a indústria, o plástico é uma matéria prima essencial. Ele está presente numa infinidade de produtos, nas embalagens e materiais utilizados no processo produtivo. Criar práticas que ajudem a reduzir o impacto causado pelo material, é de extrema importância para contribuir com a sustentabilidade e a preservação do planeta.

Isso também ajuda a amenizar essa visão de que o plástico é um grande vilão, mostrando que é possível utilizar o material de forma mais consciente.

Por que descartar corretamente os plásticos?

  • Contribui para manter o equilíbrio e todos os ecossistemas da Terra;
  • Evita a morte de animais que vivem nos oceanos;
  • Promove o consumo consciente;
  • Cria oportunidades de emprego e renda para muitas famílias;
  • Economiza os recursos naturais do planeta.

Destinação correta

O descarte adequado dos materiais plásticos ocorre com a destinação deles para a reciclagem.

A indústria pode fazer isso criando um programa interno de coleta seletiva, onde os materiais são separados por tipo e depois entregues para as cooperativas ou empresas que trabalham com a coleta e reciclagem.

A seguir, pontuamos algumas práticas a serem incluídas no programa de reciclagem da sua empresa:

  • Adote lixeiras para cada tipo de material (vidro, papel, plástico, metal e orgânico);
  • De preferência, busque uma forma de remover excessos de sujeira que estejam acumulados sobre os materiais, da mesma forma que você faz em casa com um pote de iogurte ou de molho de tomate, por exemplo;
  • Informe-se sobre o processo de coleta seletiva da sua região para descobrir qual o ponto de coleta mais próximo, se existem cooperativas de catadores ou até empresas que fazem a recolha do material para reciclagem e passe a destinar todo o material gerado para esses locais;
  • Converse com toda a equipe e crie estratégias para que os colaboradores contribuam com o processo. É importante que esse seja um trabalho frequente, especialmente no começo, até que todos consigam transformar a prática em um hábito.

Além de separar e descartar corretamente os resíduos recicláveis, existem outras boas práticas para se tornar uma empresa sustentável, como utilizar energias renováveis, fazer uso consciente da água e firmar parcerias com empresas que também se preocupam com o futuro. A Global Tape é uma delas. Acesse o site e conheça nosso trabalho.

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin