COMO REMOVER FITA ADESIVA

7 Dicas para remover fita adesiva

As fitas adesivas são itens que trazem muita praticidade para o dia a dia. Elas podem ser utilizadas nas mais diversas situações, para fazer reparos, consertos, auxiliar em processos de decoração e pintura, dentre muitas outras funções. Mas, fazer a remoção de uma fita adesiva nem sempre é tarefa fácil.

Quanto maior for a quantidade de cola presente na fita, mais difícil será a sua remoção, principalmente porque irão ficar muitos resíduos dessa cola sobre a superfície onde ela estava afixada.

Existem diversos tipos de fita adesiva, algumas com maior quantidade de cola e outras com menor. As fitas também podem deixar mais resíduos dependendo do tipo de superfície onde são coladas.

As fitas dupla face, por exemplo, são muito utilizadas para substituir parafusos e rebites na aplicação de itens de decoração nas paredes, porém, são muito difíceis de serem removidas, já que para sustentar o peso desses itens possuem uma quantidade muito grande de cola.

A notícia boa é que existem alguns truques que podem facilitar esse processo. Com o auxílio de equipamentos simples e também de alguns produtos, é possível retirar as fitas adesivas e eliminar os resíduos de cola que ficam no local. A seguir, você confere 7 dicas que vão te ajudar muito na hora de fazer essa remoção.

Como remover fita adesiva – Dicas

  1. Se você não conseguir descolar as pontas da fita para iniciar a remoção apenas com as unhas, então utilize uma faca para fazer isso ou outro objeto pontiagudo. É importante tomar cuidado para não arranhar a superfície ou causar rasuras nela;
  2. Se a fita estiver muito grudada no local, você pode fazer uma mistura de água, vinagre e detergente e passar essa solução sobre a fita com o auxílio de uma esponja. Isso vai ajudar a amolecer a cola para que se torne mais fácil a sua remoção;
  3. Álcool isopropílico também pode fazer essa função de amolecer a cola para a remoção. No caso de vidros e material plástico, somente esse produto já será suficiente. Você deve aplicar ele sobre a fita com o auxílio de um pedaço de algodão;
  4. Outra forma de facilitar a remoção da fita é aquecendo-a com o secador de cabelo. Isso torna a sua remoção muito mais simples, pois ao aquecer as pontas da fita, ela vai se soltar com uma enorme facilidade. Utilize o secador na função quente e coloque o ar diretamente sobre a fita. No caso de superfícies de vidro, essa solução não é recomendada, já que o calor excessivo pode danificar e até mesmo partir o vidro;
  5. Para remover as fitas adesivas de material plástico, uma opção é utilizar o óleo de cozinha como recurso. Coloque algumas gotas desse procuro sobre a fita e deixe agir durante alguns minutos. Em seguida, tente retirá-la com o auxílio de uma esponja. Para quem quer remover os adesivos de vidros, o óleo também é uma boa solução, porém, nesse caso o ideal é finalizar limpando com álcool, o que vai evitar manchas;
  6. A acetona, líquido utilizado para remoção de esmaltes das unhas, também é um produto muito eficaz para remoção da fita adesiva. Despeje uma pequena quantidade sobre ela e espere que o produto evapore. Com isso, a fita irá se soltar e a remoção será feita com grande facilidade;
  7. Outra forma de remover fitas, especialmente do modelo dupla face, é utilizando um fio de nylon. Aqueça as bordas da fita utilizando o secador de cabelo na função quente e em seguida passe uma linha de nylon por trás dela.

A importância das fitas adesivas para o dia a dia

As fitas adesivas podem solucionar diversos problemas do dia a dia, além de se tornarem um acessório muito útil para as tarefas mais variadas, como decorar a casa, fazer pinturas e reparos, dentre outras atividades. Isso faz com que as fitas sejam um item primordial do armário doméstico.

Considerando sua importância para o cotidiano é muito importante que ao adquirir fitas adesivas você procure por produtos de qualidade. A Global Tape é uma empresa que atua desde 2003 no ramo de fitas adesivas e distribui os seus produtos para todo o Brasil.

Todas as fitas produzidas seguem padrões internacionais direcionados a diversos mercados como padrão UL, ROHS, IMDS, PPAP, entre outros. Além disso, a empresa oferece a possibilidade de adaptar as medidas do pedido atendendo a necessidade dos mais diversos setores, como o automotivo, aeroviário, construção civil, hospitalar, comunicação visual, petrolífero, refrigeração, têxtil, etc.

Ainda, tem certificação pela norma ABNT ISO 9001:2015, e mantém um controle assertivo de todos os seus produtos e processos com total rastreabilidade.

Clique aqui para conhecer os produtos da Global Tape.

Deixe uma resposta

4 × quatro =