Como uma fita adesiva pode melhorar sua vida, mas também pode derrubar um avião?

Entenda como um produto tão comum do dia a dia fez parte de um dos acidentes aéreos mais trágicos da história.

As fitas adesivas são produtos que revolucionaram o mercado desde o seu surgimento. Elas foram sendo desenvolvidas e melhoradas ao longo do tempo com o objetivo de otimizar processos de montagem, e conseguiram ir muito além disso.

Já falamos aqui no Blog sobre a História da Silver tape, por exemplo, que foi utilizada nos cabos que sustentavam a Ponte Manhattan e até nas caixas que levavam munição dos EUA para a Segunda Guerra Mundial.

Hoje em dia, as fitas adesivas estão cada vez mais presentes em nossas vidas, seja na hora de colocar um quadro na parede, na fita que isola os cabos de energia da casa ou que foi utilizada na pintura do carro que está estacionado na garagem. É indiscutível que elas mudaram e melhoraram muito as nossas vidas.

Mas, como é possível que algo capaz de tantas melhorias tenha derrubado um avião? Não conhece essa história curiosa? Nós te contamos a seguir!

Entenda a história do voo Aeroperú 603

De acordo com as informações do Wikipédia, o voo Aeroperú 603 saía de Miami, nos EUA, com direção a Santiago, no Chile, com escala em Lima. Porém, o B757-23ª de prefixo N52AW, caiu e matou todas as 70 pessoas que estavam a bordo. O acidente aconteceu em 02 de outubro de 1996.

Após perceberem falhas nos instrumentos de comunicação básicos de navegação, os pilotos tentaram retornar para Lima, porém, eles não tinham as verdadeiras informações de velocidade e altitude da aeronave. 

Enquanto sobrevoava o oceano Pacífico durante a noite, sem referências visuais, o altímetro indicava uma altitude de aproximadamente 9 700 pés (2 960 metros), porém a altitude real era muito menor.

A tripulação recebeu uma série de avisos errôneos que partiram do computador da aeronave e isso tudo aconteceu por conta do bloqueio dos tubos de Pitot (instrumento de medição de velocidade) com fita adesiva. Isso impediu que os computadores recebessem a pressão do ar externo e fez com que emitissem dados incorretos sobre o voo, causando a tragédia.

A importância das fitas adesivas

Deu para perceber a importância que as fitas adesivas tem para o mundo? Elas estão presentes em todos os lugares.

Aqui na Global Tape, reconhecemos tamanha relevância e por isso investimos na produção de fitas de altíssima qualidade. 

Seguimos padrões internacionais para que nossos clientes obtenham o que há de melhor no mercado, estes direcionados a diversos mercados como padrão UL, ROHS, IMDS, PPAP, entre outros. 

Além disso, a empresa oferece a possibilidade de adaptar as medidas do pedido atendendo a necessidade dos mais diversos setores, como o automotivo, aeroviário, construção civil, hospitalar, comunicação visual, petrolífero, refrigeração, têxtil, etc. Sempre seguindo padrões aceitos mundialmente, com cortes que oscilam entre ± 0,2 mm de largura, podendo serem produzidas diferentes metragens.

A empresa é certificada pela norma ABNT ISO 9001:2015, e mantém um controle assertivo de todos os seus produtos e processos com total rastreabilidade.

Visite nosso site e conheça os nossos produtos.

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin