FITA ADESIVA: A FIXAÇÃO DO FUTURO

Fita adesiva: A fixação do Futuro

O uso de fitas adesivas para suceder fixadores mecânicos pode e vai transformar várias áreas da indústria e construção. Parafusos, grampos, rebites e outros sistemas de fixação mecânica estão sendo rapidamente substituídos por fitas adesivas, devido à superioridade quando se fala em design, redução de custos, redução de peso e rapidez na montagem.

Dentro de 10 a 15 anos, as fitas adesivas se tornarão a fixação do futuro. Embora neste momento pareça uma proposição ousada, estudos apontam que neste período os produtos atingirão um patamar muito elevado.

Aliás, nesse estágio estamos falando de alta tecnologia e desenvolvimento de matérias-primas extremamente resistentes e duráveis. Ou seja, capazes de substituir alguns materiais e itens que, até então, pareciam insubstituíveis.

É certo que a indústria de fitas adesivas está a cada dia se reinventando e trazendo novidades. Com técnicas de fabricação em constante evolução devido a opções cada vez maiores de materiais, custos crescentes de mão de obra e demandas do cliente, as fitas adesivas estão substituindo os métodos de fixação mecânica devido a rapidez de aplicação e a eliminação da necessidade de utilização de ferramentas específicas.

A transformação do mercado

Uma longa lista de adesivos foi desenvolvida para atender e suprir as necessidades de processo e desempenho de quem trabalha na indústria ou executa obras e serviços. Isso inclui velocidade de montagem e processamento, durabilidade e estética do produto.

Ademais, eles também podem ser personalizados para fornecer uma combinação de benefícios. Por exemplo, os adesivos podem ser formulados com tamanhos diferentes, atendendo a necessidade específica do cliente. A isso se dá o nome “peça técnica”.

De fato, os adesivos, diferentemente dos fixadores mecânicos, são fáceis de aplicar ou instalar manualmente. Esta é uma tendência crescente à medida que os engenheiros de todas as linhas do setor procuram sempre reduzir os custos de produção e mão de obra e aumentar a qualidade e a consistência.

Outros avanços continuam a ser feitos no desenvolvimento de adesivos baseados nas tendências e demandas específicas do mercado. Por exemplo, fitas elétricas que são capazes de resistir às chamas, à ação de solventes e óleos, eliminando a degeneração molecular do adesivo e migrações em altas temperaturas.

Bem como, fitas de mascaramento que não deixam resíduos de adesivo, assim podem ser seguramente aplicadas em paredes, para-choques e usadas como suprimento em pinturas automotivas. Com os fatores de tecnologia em mente, o uso de adesivos pode substituir recursos que pareciam insubstituíveis e possibilitar projetos leves e econômicos.

Vantagens à frente dos tradicionais métodos de fixação

As fitas têm um alto potencial de desempenho, por isso estão rapidamente se tornando a opção preferida em relação aos métodos mecânicos de fixação ou colagem. Os adesivos estão cada vez mais leves, limpos e rápidos de aplicar, oferecendo forças de união e resultados incomparáveis.

Acima de tudo, entre os benefícios dessa fixação do futuro, existe a possibilidade de transformar um simples adesivo em uma ampla gama de formatos, criando produtos esteticamente superiores.

Além disso, aumenta a qualidade, a resistência e a durabilidade. Com a introdução desses componentes nos processos de fabricação, os clientes maximizam a eficiência de suas linhas de produção, reduzindo custos e recursos.

São tantos os benefícios que uma fita adesiva pode proporcionar que estruturamos uma lista destacando as vantagens do método do futuro.

  1. Alto desempenho que proporciona resultado rápido;
  2. Elimina a necessidade de operações intensivas e custos com mão de obra;
  3. Evita fixação mecânica obsoleta (furos, rosqueamento, soldagem e retoque de superfícies);
  4. Reduz os pontos fracos estruturais, impossibilitando que existam áreas onde a ferrugem ou a corrosão possam se instalar;
  5. Cria uma camada adesiva consistente que espalha o estresse uniformemente, fornecendo um poder de retenção confiável;
  6. Pode suportar movimento e vibração, bem como compensar a expansão e contração térmica;
  7. Prolonga a vida útil e proporciona resultados superiores, independente da finalidade da aplicação;
  8. Minimiza os custos, aumentando a produtividade e a eficiência durante a montagem;
  9. Permite um design mais bonito, pois não há marcas de solda, furos e outros resultados negativos da fixação mecânica.

Uma fita para cada finalidade

Não adianta conhecer as vantagens dos adesivos, se você não conhece o objetivo da existência de cada uma das fitas disponíveis no mercado. Buscando esclarecer perguntas clássicas como ‘qual fita adesiva é mais forte?’ e ‘como tirar cola de fita adesiva?’, confira nossas explicações:

Fita filamentosa: possui uma tecnologia ímpar, usa-se onde é preciso ter alta resistência à tração, maleabilidade, resistência à abrasão, suporte a ataques de solventes e óleos, e neutralidade aos ataques de raios ultravioleta e infravermelho.

Fita adesiva dupla face: é muito usada na indústria, mas falando do seu uso doméstico, é ótima para fixar quadros em paredes e espelhos em azulejos. É uma forma de ligação entre duas superfícies que precisam ser unidas. Antigamente, usavam-se pregos para essa finalidade.

Fita de mascaramento crepe: é uma fita de uso geral (paredes, papel, plástico, metal, embalagens), suas propriedades não permitem que o adesivo fique colado na superfície após você arrancá-lo.

Existe uma infinidade de fitas e cada uma delas proporciona um resultado específico, sabendo disso você potencializa os resultados finais da fixação. Se restar alguma dúvida, veja abaixo meios para falar com nossos consultores especialistas.

Ficou com alguma dúvida de qual fita escolher para a sua demanda?

Você pode acessar nosso site e conhecer melhor nossos produtos. Baseamos-nos em cinco categorias principais: dupla face, elétricas, embalagem, especial e mascaramento. Um desses produtos irá conseguir te atender e suprir suas necessidades.

Ademais, também disponibilizamos o nosso time de vendas para tirar todas as suas dúvidas. Contate-nos para mais detalhes e esclarecimentos das fitas e seus meios de uso.

Deixe uma resposta

5 × 5 =