FITA DE DEMARCAÇÃO DE SOLO

Saiba quando usar a fita de demarcação do solo

As fitas para demarcação e sinalização do solo são itens essenciais nos estabelecimentos comerciais e indústrias, independente do porte. Sua utilização, em alguns casos, está prevista na legislação, sendo consideradas entre os tipos de Equipamento de Proteção Individual.

São produtos utilizados para comunicar visualmente a necessidade de atenção, existência de riscos ou perigo. Também podem ser utilizadas como forma de orientação.

Essas fitas podem ter diferentes cores, sendo que a mais comum é a amarela ou zebrada. Certamente você já deve ter visto alguma delas por aí. Hoje você vai entender em quais situações usá-las e o que significa cada uma das cores em que elas são confeccionadas.

Em que situações usar fita de demarcação

As fitas de demarcação podem ser usadas tanto em locais internos como externos, já que são produzidas com a resistência necessária para suportar o trânsito de veículos e pedestres, além de serem resistentes a água, óleo e outros produtos químicos.

Elas podem ser confeccionadas em diferentes cores e cada uma delas tem um fim específico. A seguir destacaremos os principais usos das fitas de demarcação de solo:

  • Uso em locais onde se precisa orientar quanto a riscos e perigos;
  • Para orientar pessoas com deficiência física, funcionando como acessório de acessibilidade;
  • Sinalização de filas, de áreas com acesso restrito, pontos de carga e descarga e organização da logística industrial;
  • Sinalizar locais onde se encontram equipamentos de segurança como o extintor de incêndio;
  • Sinalização de locais que estejam em obras;
  • Orientação para localização interna, como em casos de hospitais;

Além destes, muitos outros usos podem ser dados a essas fitas, o que dependerá apenas das necessidades de cada empresa.

As cores e suas respectivas funções

Como citamos acima, as fitas de orientação são fabricadas em diversas cores e cada uma delas pode ser usada para atender determinada finalidade.

  • Branca: Utilizada para indicar locais de circulação por faixas, como corredores e passarelas. Também para a sinalização de bebedouros, lixeiras e áreas de socorro.
  • Amarela: É utilizada para indicar atenção e cuidado em locais que oferecem risco, como corrimãos, escadas móveis, plataformas de embarque e pisos escorregadios.
  • Laranja: É utilizada para a sinalização de locais de armazenamento de máquinas que corram risco de abrir, caixas de proteção de dispositivos elétricos e locais que ofereçam risco por contato com produtos ácidos e abrasivos.
  • Púrpura: É utilizada para indicar locais onde exista armazenamento de radiação eletromagnética ou nuclear, recipientes radioativos e aterros contaminados.
  • Vermelha: É utilizada para sinalizar locais de perigo e seu uso deve ser exclusivo em equipamentos de combate á incêndio, como extintores, alarmes, hidrantes e saídas de emergência.
  • Azul: É utilizada para indicar que um equipamento não pode ser usado ou para sinalizar a obrigatoriedade do uso de Equipamentos de Proteção Individual.
  • Verde: É utilizada par demarcar áreas de segurança, como áreas com macas, local de atendimento de primeiros socorros e também, locais de armazenamento de Equipamentos de Proteção Individual.
  • Preta: É utilizada na indicação de locais de coleta de resíduos, com exceção dos relacionados a área da saúde.

Escolha e instalação das Fitas

Lembre-se sempre de adquirir as fitas de demarcação de solo na cor indicada para o tipo de sinalização que você pretende fazer. Além disso, é recomendado consultar um profissional de segurança do trabalho para obter as instruções corretas de uso e as formas adequadas de instalação, conforme as normas da ABNT.

Na hora da escolha dos produtos, leve em conta a qualidade, pois isso vai impactar na sua resistência e durabilidade.

As fitas de demarcação de solo oferecidas pela Global Tape possuem a qualidade que você precisa para dar atendimento a suas demandas de forma eficiente e satisfatória, garantindo que a sinalização de solo seja feita de forma correta e resistente. A empresa atua desde 2003 no ramo de fitas adesivas e distribui os seus produtos para todo o Brasil.

Na Global Tape, todas as fitas oferecidas seguem padrões internacionais direcionados a diversos mercados como padrão UL, ROHS, IMDS, PPAP, entre outros. Além disso, a empresa oferece a possibilidade de adaptar as medidas do pedido atendendo a necessidade dos mais diversos setores, como o automotivo, aeroviário, construção civil, hospitalar, comunicação visual, petrolífero, refrigeração, têxtil, etc. Sempre seguindo padrões aceitos mundialmente, com cortes que oscilam entre ± 0,2 mm de largura podendo serem produzidas diferentes metragens.

Ainda, é uma empresa certificada pela norma ABNT ISO 9001:2015, e mantém um controle assertivo de todos os seus produtos e processos com total rastreabilidade.

Conheça as fitas para demarcação de solo da Global Tape e faça uma aquisição assertiva, levando maior qualidade para a sua empresa.

Clique aqui para conhecer a Global Tape.

Deixe uma resposta

3 + 18 =