FITA DUPLA FACE O ÍCONE DA FIXAÇÃO. MAS AFINAL, EM QUAIS SITUAÇÕES USAR?

Fita dupla face o ícone da fixação. Mas afinal, em quais situações usar?

Existem muitas razões para o uso da fita adesiva dupla face. A liberdade de design e a facilidade de utilização de forma mais limpa e rápida. Outra boa razão é a substituição de métodos mecânicos e trabalhosos de fixação para um artigo mais simples, barato, com alta resistência e durabilidade.

Assim, as verdadeiras vantagens dessas fitas se tornam particularmente mais claras se você comparar a dupla face com outros métodos de fixação ou montagem. É fácil classificar os pontos fortes do adesivo frente aos vários outros métodos obsoletos.

A fixação do futuro

A fita dupla face é usada por uma vasta gama de indústrias para aplicações como colagem, retenção, montagem, emenda e empacotamento. Obviamente, é mais frequentemente usada para unir duas superfícies, tradicionalmente de um modo não visível no produto final. Isso se deve ao fato de ser instalada “entre”, ao invés de “sobrepor”, esta aplicação específica permite uma aparência mais limpa e de melhor qualidade.

Como comparar a utilidade de uma fita adesiva com um método de fixação mecânico?

1. Qualidade de adesão

Para fazer a comparação é preciso levar em consideração os critérios de qualidade, bem como a finalidade e a função desempenhada de fixação. Para considerar e avaliar é útil verificar: fixação em superfícies irregulares, absorção de impacto, redução do risco de corrosão e vedação.

2. Montagem

O processamento e montagem de serviços e estruturas com a fita dupla face oferecem vantagens significativas em termos de um processo de produção limpo, rápido e eficiente.

3. Possibilidades de design

No cenário contemporâneo, as soluções de montagem e fixação não podem atrapalhar a função do design. Portanto, a qualidade aparente do meio de fixação é um critério de considerável importância na avaliação das diferentes soluções de montagem. Neste quesito deve-se observar a aparência visual e a capacidade de disfarce e invisibilidade do material.

Como é usada fita dupla face?

A fita dupla face é tão versátil quanto a fita adesiva monoface e ainda tem vários usos profissionais que vão muito além da montagem convencional ou caseira.

Você sabia que na fabricação de automóveis, a fita vem substituindo rebites e parafusos há anos? Sim, ela é usada para prender tudo, desde painéis de instrumentos até aplicações especiais de carros.

Já os fabricantes de caminhões usam fitas especificas para unir os painéis e prender o vidro do espelho externo à moldura do retrovisor. Aqui estão apenas algumas das várias aplicações em que a fita dupla face desempenha um papel importante na indústria:

  1. Vedação correta da calha de água do carro

Use fita adesiva dupla face automotiva para fixar a calha de chuva em carros, isso serve para que a água não entre e possa molhar ou estragar o estofamento carro. Para facilitar o trabalho, use uma fita dupla face de alto desempenho para prender as barreiras da calha rente à lataria do carro.

  1. Artes gráficas e sinalização

Quando se trata de colagem, a fita dupla face para comunicação visual é a melhor ferramenta para esta indústria. Escolha entre uma variedade de níveis de adesão, sempre com base nas suas necessidades de fixação. Por exemplo, para indústrias flexográficas que necessitam fazer a colagem de clichês, indicamos o uso da fita dupla face de tecido de algodão. E para prender cartazes e quadros, pode ser utilizada a fita dupla face de espuma de polietileno.

  1. Indústria de vidros, espelhos e fachadas

Há sinais de retomada no setor da construção civil e consequentemente, a tecnologia vem suprindo as demandas desse setor. Existem fitas capazes de substituir pregos, buchas e parafusos, cumprindo as mesmas necessidades de fixação. Para estes fins pode ser utilizada por exemplo a fita dupla face para structural glazing, que fixa artigos de metal, plástico, vidros estruturais e placas de ACM.

  1. Montagem de móveis e outros artigos

A fita dupla face acrílica ou fita dupla face vhb, é o que há de mais moderno e versátil no mercado. Substituem fixações mecânicas na montagem de produtos, melhorando o rendimento, a qualidade visual e os processos de produção. Pode ser utilizada em montagem de quadros de força telefônicos, gabinetes para armários, canaletas de PVC, placas de identificação e displays.

  1. Fixação de carpetes e stands

A fita dupla face de papel, foi feita para atender as demandas de feiras, exposições e todos os outros tipos de áreas onde é frequentemente necessária uma mudança do material do pavimento. Pode ser utilizada até mesmo para superfícies ásperas, sensíveis e em locais onde é necessária uma montagem durável e permanente, como escritórios ou elevadores. Serve para a fixação de carpetes, montagem de stands, hotéis e pavilhões, seu grande diferencial é não deixar resíduo de cola.

  1. Emendas de bobinas

De uso industrial constante, a fita dupla face tnt é ótima para fixações e montagens de geral, como por exemplo, fixação e junção de plaquetas e emblemas, emendas de bobinas de papel. Possui alto tack e é protegida com liner de papel branco siliconado para facilitar o manuseio.

Porque aderir às fitas dupla face?

A fita dupla face pode ser apenas o segredo mais bem guardado do seu projeto. Quer esteja a costurar, emendar, montar, laminar, fixar ou unir dois objetos, ela é um método muito mais eficiente do que as colas, rebites ou parafusos convencionais.

Sabe por quê? Elas são:

  • Econômicas
  • Aderem rapidamente
  • Não requer tempo de secagem
  • Gera pouco desperdício
  • Não faz bagunça ou sujeira
  • Pode garantir barreiras contra água, ar e vapor.

Disponível em uma ampla variedade de tamanhos, tipos e tecnologias adesivas de solvente, certamente haverá uma fita dupla face para atender às suas necessidades mais exigentes.

Encontre o fornecedor certo!

A Global Tape, além de ter anos de experiência no mercado, é uma empresa que possui a certificação ISO 9001. Essas qualidades, aliadas a vasta diversidade de produtos e a tecnologia de ponta empregada em todas as suas atividades, pode proporcionar resultados positivos ao seu trabalho.

Nossos produtos são reconhecidos por sua qualidade contínua e tecnologia de ponta. Oferecemos as fitas adesivas dupla face entre elas de massa acrílica, poliéster, banana, tecido não tecido (TNT), espuma, tecido de algodão, papel econômico, polipropileno e muito mais. Conheça nossos produtos e faça uma cotação diretamente em nosso site.

Deixe uma resposta

quatro × 5 =