Fita Filamentosa – resistência e alta performance

O que é fita filamentosa?

A fita filamentosa é uma fita adesiva de alta performance. É assim chamada porque é composta de um filme que normalmente é de BOPP (Plipropileno Biorientado) ou PET (Poliéster) reforçado com filamentos de fibra de vidro. O mais comum é encontrá-la coberta com um adesivo hot melt, mas também existem variações com adesivos à base de borracha natural ou acrílico. Tem como principal função ser resistente à tração e a grandes impactos, à abrasão, umidade, fissuras e ao desgaste. O material é sensível à pressão e resistente a mudanças repentinas. Seus filamentos são tão resistentes que é impossível de se romper esta fita com as mãos. Existem duas orientações de filamentos: Uma que pode ser com filamentos cruzados e outra (mais comum) com filamentos longitudinais.

Para indústrias que buscam uma boa aderência essa é uma opção altamente recomendável, uma vez que devido ao seu baixo alongamento, tem resultados bem-sucedidos em diferentes superfícies.

A história da fita filamentosa vem sendo construída a várias gerações. Segundo registros antigos, ela foi criada em 1946 por Cyrus W. Bemmels, um cientista que trabalhava para a Johnson & Johnson. Na época, ele precisava desenvolver algo que fosse realmente forte e que atendesse às demandas da indústria. E conseguiu. Em 1949 foi colocada no mercado e o sucesso foi imediato.

Passados alguns anos de sua criação, foi melhorada e aperfeiçoada. Assim, por ser reforçada com filamentos se tornou uma solução de alta resistência, confiável, segura ​​e acessível, oferecendo integridade ao produto e à embalagem em que é fixada. Veja abaixo os usos mais comuns da fita filamentosa:

Onde utilizar a fita filamentosa

Essa fita pode ser utilizada para fechar, amarrar e apoiar caixas de transporte de produtos. Mas, essa fita pode oferecer ainda mais vantagens para a estabilização de paletes, empacotamento e reforço, fixação dos componentes dos produtos durante o transporte. Muitas empresas aplicam fitas filamentosas no reforço de grandes sacarias alimentícias, mas também é muito utilizada por fabricantes de bobinas de aço e outros metais para impedir que as bobinas após enroladas se soltem e desenrolem durante o transporte. Mas, não para por aí: fabricantes de transformadores e componentes eletrônicos também lançam mão da fita filamentosa em aplicações onde existe grande rigidez dielétrica envolvida e é necessário reforço mecânico e isolação elétrica.

Essa fita, de alta resistência, ainda proporciona benefícios importantes para os fabricantes de tubulações, produtos de metal, móveis, eletrodomésticos, peças automotivas, artigos esportivos, alimentos e bebidas.

Entre tantas opções e tantos usos, a fita filamentosa se tornou a escolha certa para muitas indústrias, afinal, não são todas as fitas adesivas que possuem tantas vantagens e oferecem alta segurança onde quer que seja colocada.

Os benefícios

Força extra

Se precisar de fitas de alta resistência que seguram e aguentam a pressão, mesmo quando arranhadas ou cortadas, que resistam à umidade, mesmo no caso de água salgada, opte pela fita filamentosa. Esse tipo de material possui fibras contínuas que reforçam o suporte para torná-lo mais resistente, ajudam a resistir a danos e impedem que alguma pequena fissura migre pelo resto da fita, colocando fim à sua vida útil.

Adesivo de alta performance

A fita tem uma forte aderência, junto de um excelente desempenho adesivo. Isso faz com que possa suportar a força de mola de uma bobina de metal, aço ou produção de cobre sem danificar o produto, minimizando arranhões e aumentando o rendimento.

Excelência na entrega de resultados

Com uma resistência à tração aumentada, a fita filamentosa fornece uma excelente solução para o fechamento e vedação de uma variedade de superfícies comumente usadas em embalagens, como papelão ondulado, plástico e metais. Protege os produtos com segurança, pois suas características protegem contra abrasão, arranhões e rupturas, mesmo se cortada ou perfurada.

Segurança no transporte de produtos

A fita adesiva é capaz de segurar um pacote/embalagem que sofrerá constantes solavancos e sacudidas durante o processo de transporte. Já experimentou, na falta de uma mala, improvisar uma caixa de papelão, envolvendo-a com fita filamentosa e deixando extremidades para fora que servirão como alças? #ficaadica. Por isso, com o desenvolvimento de uma fita tão forte, permite-se que seja feito o transporte seguro de produtos. Uma vez que elas são resistentes para ficarem inteiriças e agrupar várias superfícies para manter suas peças unidas.

Fácil manuseio

A fita pode ser aplicada manualmente com um dispensador de fita automático, mas é frequentemente aplicado com um dispensador de fita manual, pois permite que o usuário coloque a fita na caixa com mais eficiência, corte-a e esfregue-a até fixar. O ideal é que estes dispensadores utilizem lâminas de corte retas (sem dentes), caso contrário os filamentos ficarão presos aos mesmos e o corte não será perfeito.

Diversas utilidades na indústria

Por se tratar de um material altamente resistente, a combinação de matérias-primas da qual foi criada proporcionam resistência e durabilidade em aplicações como o empacotamento de materiais de construção, a vedação de caixas em que o manuseio inadequado pode ser um problema e a emenda em metalurgia.

Conclusão

Após acompanharmos tantas vantagens da fita filamentosa, recomendamos que se certifique de que sua empresa está usando as propriedades benéficas da fita, seja no ambiente de escritório corporativo, na indústria, na manufatura ou em qualquer outro setor.

Desta forma você pode garantir que essa lista de vantagens acima está sendo utilizada de forma certeira e que está sendo bem empregada.

Para mais detalhes, entre em contato com a Global Tape e conheça todas as informações técnicas sobre a fita adesiva filamentosa. 

Deixe uma resposta

dez − 10 =