Fitas adesivas na indústria

Aplicação das fitas adesivas na Indústria

A fita adesiva é um produto que estamos acostumados a ver nas papelarias e supermercados, mas elas vão muito além do uso cotidiano e tem ocupado um espaço cada vez maior nas indústrias.

Devido ao alto potencial de desempenho das fitas e da variedade que atende os mais diversos segmentos, elas têm rapidamente substituído métodos mecânicos e tradicionais de fixação e colagem, como os que usam pregos, parafusos, rebites e soldas. Com capacidade para unir permanentemente os mais variados tipos de materiais, incluindo aço, vidro, plástico, alumínio, e superfícies revestidas ou pintadas, elas fornecem uma solução prática de colagem com benefícios significativos.

A diferenciação técnica entre um tipo de fita adesiva e outro depende da sua aplicação. A cada dia crescem as demandas por esse tipo de produto, o que tem ampliado ainda mais a pesquisa e produção de novos modelos com funcionalidades específicas para cada setor.

A redução de custos, a praticidade da aplicação, a redução de peso dos produtos finais e a rapidez de montagem e acabamento são apenas algumas das vantagens. Mas, nós podemos ir além e exemplificar como esses benefícios já estão sendo sentidos em muitos setores.

Benefícios do uso das fitas adesivas no setor industrial

Existem fitas que atendem os mais variados tipos de necessidade da indústria, mas o que todas elas apresentam em comum são os benefícios em relação a outros métodos. As fitas adesivas são uma alternativa de alta resistência, que proporcionam durabilidade excelente, além de resistirem à água, poeira, sujeira, produtos químicos e fatores ambientais. Condições que poderiam prejudicar modelos mais tradicionais de fixação.

As razões pelas quais as indústrias estão optando por fitas adesivas ao invés de soldas, parafusos e rebites são as vantagens trazidas por elas, como a otimização do tempo dedicado aos acabamentos, já que são fáceis de usar, tem colagem imediata e tornam os processos de montagem mais práticos.

Outro benefício a ser considerado é a melhoria dos acabamentos que não contam mais com saliências ou rebarbas dos métodos anteriores.  Além disso, a flexibilidade desses produtos e sua variedade de opções disponíveis contribuem para criar novos conceitos para produtos que sejam esteticamente mais agradáveis.

Ainda, benefícios como a força de manuseio imediata, a confiabilidade, a distribuição das tensões e a praticidade das fitas adesivas são provas de que esse mercado tende a crescer muito, atendendo uma variedade cada vez maior de ramos industriais.

Segmentos que já aderiram às fitas

Existem muitos segmentos que já utilizam as fitas adesivas, dentre eles podemos destacar o setor automotivo, aeroviário, comunicação visual, construção civil, petrolífero, hospitalar, refrigeração, têxtil, a indústria eletrônica, fabricantes de eletrodomésticos, dentre muitos outros.

A indústria automotiva, por exemplo, utiliza uma variedade imensa delas. São modelos utilizados para montagem de veículos, proteção (mascaramento) no momento da pintura, agrupamento de cabos, dentre muitas outras funções. Entre os benefícios, a facilidade no manuseio, o amortecimento de ruídos e vibrações e até mesmo a redução do peso gerado por parafusos devem ser considerados.

A tendência é tão crescente que até mesmo fabricantes de aviões estão substituindo rebites utilizados na fixação das tiras de acabamento feitas em aço inoxidável por fita.

No setor de construção civil a adoção das fitas adesivas é ainda mais aparente e elas podem ser vistas em portas, elevadores, janelas, mobília, divisórias e itens em vidro, vitrines, aparelhos de ar-condicionado, fachadas e muitos outros locais. Seu uso contribui para um aumento das possibilidades técnicas de profissionais dessa área, o que impacta especialmente em resultados de design e decoração.

Adquirindo produtos de alta tecnologia

A confiabilidade no produto adquirido é uma das principais razões dessa transição de técnicas mecânicas de fixação para o uso das fitas adesivas. Isso porque a alta tecnologia investida na criação desses produtos é que permite a qualidade única que eles ofertam, dando credibilidade para as indústrias aderirem, como vem ocorrendo.

Se você trabalha no ramo industrial e quer adquirir produtos de qualidade inigualável, precisa conhecer a Global Tape, uma empresa criada em 2003 com sede em São Paulo, mas com distribuição em todo o país, que trabalha especialmente no ramo de fitas adesivas.

Todos os produtos vendidos possuem qualificações e padrões internacionais direcionados a diversos segmentos como padrão UL, ROHS FREE, IMDS, PPAP, entre outros.

Além disso, atende os mais diversos setores e ainda oferece a possibilidade de adaptação de medidas para os pedidos. Tudo isso, seguindo padrões internacionais e com certificação pela norma ABNT ISO 9001:2015.

A Global Tape mantém um controle assertivo de sua produção com total rastreabilidade, oferecendo a você o conforto e a confiança de estar adquirindo um produto de alta tecnologia. Clique para conhecer a nossa loja.

Deixe uma resposta

3 × 5 =