O USO CORRETO DA FITA DE ALUMÍNIO

O uso correto da fita de Alumínio

A fita de alumínio é muito conhecida na indústria. Principalmente por sua alta adesividade, boa resistência ao cisalhamento e a altas temperaturas.

São produzidas com alumínio, base PSA, cobertas com adesivo acrílico, possuem ótima condutividade térmica, resistência à maioria dos agentes químicos e às condições climáticas extremas.

Ela possui inúmeras propriedades, entre as quais se destacam: reflexão e dissipação de calor, resistência às altas temperaturas, resistência química, resistência à intempérie, termo condutivo, eletro condutivo, resistência à chama, maleabilidade e é perfeitamente ajustável a quaisquer superfícies.

Uma breve história de quando tudo começou

A fita de alumínio foi disponibilizada pela primeira vez em 1888 e a sua produção comercial nos EUA começou em 1913. Valorizada por suas qualidades, foi amplamente utilizada na Segunda Guerra Mundial para proteger e vedar embalagens, capacitores elétricos e isolamento. Após a guerra, tornou-se disponível para uso comercial.

Esse tipo de fita adesiva usa um suporte especialmente projetado que contribui para as características maleáveis, condutoras e resistentes. Portanto, quando se trata de produção e construção, a fita de alumínio é a mais utilizada, já que possui as qualidades do alumínio, unidas ao benefício adicional de um adesivo resistente e de longa duração.

Indicações de uso das fitas de Alumínio

Foram desenvolvidas para suprir diversos mercados e necessidades. Entre eles estão as áreas: eletrônica, elétrica, refrigeração, construção civil e aviação. São ideais para revestimentos, acabamentos e reparos, atendendo muito bem a inúmeras demandas.

Servem para selagem e acondicionamento de canos, fixação e isolamento de placas ou jaquetas contra umidade e vapor. Podem ser usadas na fixação de serpentinas ou bobinas de refrigeração de geladeiras e freezers, dutos de ar condicionado e mascaramento químico para galvanoplastia. Além de colaborar na manutenção de aviões e navios contra umidade e condições climáticas adversas.

Por que a escolher?

Versatilidade para temperaturas térmicas baixas e extremas

Para trabalhos eficientes de aquecimento e resfriamento envolvendo superfícies termicamente condutivas, refletivas de calor e luz, as fitas adesivas de alumínio atendem a todas essas necessidades.

São resistentes às chamas, condutividade térmica, podendo suportar temperaturas extremas, alta umidade e exposição aos raios UV e à maioria dos produtos químicos. A utilização deste material pode ser considerada um diferencial, já que não derrete, não gruda e não perde a adesão.

As fitas são feitas com adesivos de força industrial, para que possam assumir os trabalhos mais difíceis e entregar os melhores resultados para as empresas que utilizam essas matérias-primas. A fita de alumínio é amplamente utilizada em todos os tipos de indústrias, desde a fabricação até a construção.

A combinação da versatilidade do alumínio e o poder de vedação resistente às intempéries resultam num produto extremamente versátil. Por isso, A Global tem uma fita com uma ampla gama de aplicações e que corresponde às inúmeras necessidades do mercado.

Resistência acima da média

A fita é produzida com um adesivo acrílico, que possui ótima barreira contra solventes e retarda as chamas. Ao utilizá-la para dutos de ar condicionado, por exemplo, garantimos a adesão do adesivo acrílico, assim conseguimos uma durabilidade e longevidade muito superiores a qualquer outra fita, uma vez que elas são resistentes a essas condições de temperatura e aderem firmemente a qualquer superfície.

Versatilidade é uma de suas qualidades

Uma ótima alternativa é utilizar a fita alumínio para telhados, funcionando como uma manta térmica.  Além de proteger, trabalha como um isolante térmico para o local e evita o surgimento de goteiras. A face aluminizada irá refletir o calor proveniente das telhas, esta é uma solução muito viável para telhados que ficam expostos ao sol e concentram o calor em suas superfícies.

Durabilidade e segurança

Na construção, devido à sua tecnologia de adesivo acrílico, a fita de alumínio oferece melhor coesão, aderência e estabilidade térmica do que uma fita com adesivo comum. Foi projetada para suportar flutuações de temperatura, exposição à luz UV e outros solventes que normalmente impactariam e quebrariam a eficácia adesiva de outros tipos de fita comum. Por isso, a fita de alumínio se torna a escolha ideal para construções e aplicações industriais.

Onde comprar fita de alumínio?

Na Global Tape, oferecemos fitas especializadas que podem funcionar em diversos tipos de circunstâncias, como as soluções de fita alumínio listadas acima. Para saber mais sobre fita adesiva, consulte nossa equipe técnica. Assim, poderemos te ajudar a determinar qual produto é o melhor produto para o seu projeto.

Na hora de comprar, certifique-se de que é de fato a fita de alumínio e não uma fita aluminizada. Muitas pessoas não sabem que existem essas duas variedades e que são bem diferentes uma da outra.

Fita Aluminizada nada mais é do que uma fita de BOPP, que é a mesma fita commoditie usada para fechamento de caixas, mas, ao invés de ser transparente ou marrom como os modelos mais comuns, ela é metalizada. Essa fita não resiste a nenhuma intempérie, temperatura, umidade, etc. A função dela é puramente estética e, geralmente, é aplicada em alguns acabamentos que não vão ficar expostos ao sol, chuva, temperaturas extremas, etc.

Então, confirme com o vendedor e tome esse cuidado na hora de comprar sua fita de alumínio!

Este post tem um comentário

  1. I like it whenever people come together and share opinions.

    Great site, continue the good work!

Deixe uma resposta

19 + 8 =