OTIMIZAÇÃO DO SETOR DE COMPRAS

7 formas de otimizar o setor de compras da sua empresa

O setor de compras é o setor responsável pela aquisição de materiais e matérias-primas que permitem a realização das atividades da empresa. A gestão eficiente das compras é de extrema importância para o bom funcionamento e para a manutenção da qualidade dos serviços prestados em qualquer empreendimento, independente do seu porte.

Se observado com visão estratégica, o processo de gestão das compras compreende inúmeras variáveis, como por exemplo, a estocagem dos produtos, o controle de estoque, a depreciação, o custeio de cada item, a identificação dos melhores fornecedores, o aproveitamento dos recursos disponíveis, dentre outros fatores.

Uma má organização na gestão desse setor pode gerar muitos prejuízos, além de comprometer o prestígio e a credibilidade da sua empresa no mercado.

Por que devo pensar na otimização do meu setor de compras?

Quando falamos em otimizar o seu setor de compras, estamos falando da construção de estratégias que te auxiliem a ter um modelo de gestão efetivo, onde se contenham as despesas desnecessárias, se mantenha o fluxo contínuo dos produtos atendendo a demanda dos clientes, que os recursos disponíveis sejam utilizados de uma forma produtiva e que se cumpram os prazos estabelecidos, mantendo a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade da empresa.

Como atingir tudo isso? Alinhando o seu planejamento com métodos de gestão eficientes e estratégias de otimização, como as que nós sugerimos a você logo a seguir.

  • Faça um diagnóstico

Comece fazendo um levantamento junto com os funcionários responsáveis pelo setor de compras, onde se obtenha um diagnóstico completo da sua cadeia de suprimentos. Analise quais são os pontos fortes e quais são os pontos fracos, quais as ameaças e também as oportunidades de melhorias. Dessa forma, você conseguirá esclarecer de que maneira deve trabalhar e quais são as deficiências a serem corrigidas.

  • Controle o seu estoque

É fundamental que o controle de estoque seja eficiente. Se você não conta com uma ferramenta de gestão, precisará pensar nisso. Conseguir controlar o fluxo do estoque, saber as quantidades que a sua empresa necessita manter no estoque para que dê o atendimento de qualidade, mas que evite depreciação e prejuízos é fundamental.

  • Avalie os seus fornecedores

Atualize o cadastro de fornecedores da empresa. Identifique quem são eles e avalie como está sendo o fornecimento. Se conseguem atender as demandas, cumprir os prazos e fornecer produtos na qualidade necessária. Em alguns momentos, pode ser necessário realizar atualizações nesse sentido.

  • Faça uma boa gestão das cotações

As cotações são importantíssimas para conseguir diminuir os custos totais de aquisição. Por isso, é extremamente necessário dar atenção a essa tarefa. Um trabalho cuidadoso com as cotações faz com que você consiga preços mais em conta.

  • Crie e acompanhe indicadores de desempenho

Crie um monitoramento de todas as ações do setor de compras e estabeleça indicadores de desempenho, isso ajuda na identificação de oportunidades e na otimização do fluxo de estoque.

  • Busque reduzir os seus ciclos de compra

Um planejamento vai te ajudar a saber quais são as quantidades que você precisa para suprir as demandas dentro de prazos. Isso pode ajudar a reduzir os ciclos de compra, conseguindo maiores descontos em quantidade adquirida, estreitando relações com os fornecedores e deixando o fluxo de estoque mais transparente.

  • Invista em qualidade

Economizar é sempre bom, mas investir em qualidade vai trazer resultados importantes. Portanto, é fundamental analisar sempre na hora de fazer as suas aquisições, avaliando a credibilidade dos produtos adquiridos, pois isso vai impactar diretamente nos resultados de venda.

Como encontrar os melhores fornecedores dos meus produtos e serviços?

Como você pôde observar nas estratégias que trouxemos acima, a relação com o fornecedor e a qualidade dos produtos e serviços adquiridos são primordiais nos resultados da sua gestão de compras.

Por isso, é importante estar sempre em busca de atualização quanto as informações dos produtos e quanto a confiabilidade das empresas que prestam o serviço de fornecimento.

A sua relação com o fornecedor e o controle é primordial para que as atividades do seu setor de compras tragam resultados positivos.

Se você trabalha com a venda de fitas adesivas e quer encontrar um fornecedor que te traga a eficiência e a qualidade necessárias para contribuir na melhoria da sua gestão de compras, então você precisa conhecer a Global Tape.

Além de ter uma grande experiência no mercado, a empresa produz fitas de altíssima qualidade que são distribuídas em todo o território nacional. Seus produtos são reconhecidos pela tecnologia de ponta.

Todos os produtos vendidos possuem qualificações e padrões internacionais direcionados a diversos segmentos como padrão UL, ROHS FREE, IMDS, PPAP, entre outros. Além disso, atende os mais diversos setores e ainda oferece a possibilidade de adaptação de medidas para os pedidos, podendo atender demandas personalizadas. Tudo isso, seguindo padrões internacionais e com certificação pela norma ABNT ISO 9001:2015.

Clique para conhecer a empresa.

Gostou desse artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no skype
Skype

deixe um comentário