Qualidade de Vida gera produtividade

Nesse post falamos sobre como valorizar a qualidade de vida no trabalho pode ajudar as empresas a atingir melhores resultados.

A qualidade de vida no trabalho pode ser definida como o conjunto de ações desenvolvidas pela empresa, a fim de melhorar o grau de satisfação de seus colaboradores com a função desempenhada e com o ambiente de trabalho. 

Na prática, isso se refere aquelas ações que visam fornecer boas condições para trabalhar, incluindo os recursos necessários, segurança à saúde e a promoção do bem-estar.

O trabalho ocupa um espaço muito significativo na vida das pessoas. Nós passamos grande parte de nossas vidas dentro das organizações. 

Portanto, a atividade profissional tem uma influência grandiosa sobre a vida de todos, e quando o ambiente de trabalho é exaustivo, desgastante e estressante, os impactos tendem a ser muito negativos, comprometendo a saúde física e mental e, principalmente, o potencial para desempenhar o trabalho.

De acordo com um estudo do International Stress Management Association, o Brasil está em segundo lugar no ranking mundial de estresse, sendo que muitos profissionais do nosso país foram identificados com a chamada Síndrome de Burnout, que configura o nível máximo de estresse.

E como nós, empresários e empresárias, podemos trabalhar para mudar essa situação?

Fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho

Clima organizacional

O clima organizacional depende tanto do ambiente de trabalho quanto das influências que vem junto com cada colaborador. Ele pode ser observado na convivência da equipe, na motivação dos funcionários, nos diálogos e na transparência das ações. Um bom clima organizacional é construído a partir de bons relacionamentos interpessoais.

Satisfação no trabalho

A satisfação, geralmente, é atingida quando o funcionário gosta das atividades que desempenha. É difícil imaginar alguém criativo, por exemplo, satisfeito em realizar tarefas repetitivas. Perceber as habilidades individuais e conhecer os potenciais de cada um, ajuda a alocar cada colaborador onde ele possa desempenhar a função da melhor maneira possível, contribuindo para a produtividade da empresa.

Saúde física e psicológica

Ambientes insalubres prejudicam a saúde física do colaborador, assim como locais estressantes prejudicam a saúde psicológica. É importante ofertar as condições de trabalho adequadas, espaços ergonômicos, seguros e com os recursos necessários para realização de cada função.

Como melhorar a qualidade de vida na sua empresa?

  • Mantenha uma comunicação clara e objetiva;
  • Tenha definida a cultura organizacional da empresa e apresente-a a todos os colaboradores;
  • Forneça qualificação e treinamentos periódicos aos funcionários;
  • Estipule metas e reconheça quando elas forem alcançadas;
  • Seja aberto e flexível para ouvir opiniões, críticas e sugestões;
  • Invista em ações de endomarketing e incentive o desenvolvimento pessoal e profissional de todos.

Quais os benefícios da qualidade de vida no trabalho?

Ao investir em boas práticas dentro da empresa visando melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, os impactos positivos passarão a ser percebidos tanto no clima organizacional quanto em aspectos econômicos. Afinal, uma equipe qualificada e motivada tende a render muito mais.

Alguns dos benefícios de investir em qualidade de vida no trabalho:

  1. Redução do turnover;
  2. Retenção de talentos;
  3. Aproveitamento do potencial individual e de equipes;
  4. Preservação da saúde dos colaboradores;
  5. Melhoria do clima organizacional;
  6. Elevação dos resultados.

Esperamos que você tenha gostado desse post. Aqui no Blog da Global Tape tem vários conteúdos que podem ajudar o setor de compras e a gestão a melhorarem os seus resultados. Confira e aproveite. E se você trabalha com a venda de fitas adesivas, acesse nosso site, conheça nosso catálogo e solicite uma cotação.

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin