Seja uma empresa sustentável

Como se tornar uma empresa sustentável?

As mudanças climáticas e a degradação do meio ambiente são temas cada vez mais importantes para a sociedade como um todo. E não á toa, tem crescido muito o número de consumidores que buscam por empresas alinhadas com o desenvolvimento sustentável.

Ser sustentável quer dizer que você como pessoa ou como empresa é consciente na hora de utilizar os recursos naturais do planeta, de forma que as suas ações contribuam para a preservação e não para a degradação deles. Essas ações, ajudam a promover a garantia de que as futuras gerações também tenham acesso a esses mesmos recursos.

Cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de todos. Mas, atualmente, também um quesito importantíssimo para aquelas empresas que desejam manterem-se competitivas no mercado.

Mas, na prática, como tornar uma empresa sustentável?

Adoção de boas práticas para se tornar uma empresa sustentável

Chamamos de Boas práticas todas as ações, sejam elas grandes ou pequenas, que impactam positivamente na preservação do meio ambiente. É por meio delas que uma empresa consegue se tornar uma marca sustentável.

Primeiramente, o que você empresário ou empresária precisa fazer, é entender qual o impacto que a sua empresa está gerando, para então criar alternativas que possam reduzi-lo. 

Que tipo de resíduos são gerados pelo seu empreendimento? De onde vem os recursos que utiliza na sua produção? Utiliza grande quantidade de água ou energia? Perguntas como essas vão te direcionar para a implementação de ações.

A seguir, mostramos algumas alternativas que podem tornar a sua empresa ecologicamente correta.

Gerenciamento dos resíduos

Os resíduos gerados pela empresa precisam de uma destinação adequada. O tipo de medida a ser tomada vai depender de quais são esses resíduos.

Da mesma forma que o recurso está sendo extraído da natureza, ele precisa ser devolvido com responsabilidade. Portanto, verifique quais são as alternativas para direcionar os resíduos até os locais corretos de tratamento, reuso ou reciclagem.

A Coleta Seletiva é uma prática muito importante nesse sentido. Dentro da empresa, é possível se adequar para que o lixo seja separado corretamente, e então destinado ao Sistema de Coleta seletiva Municipal ou para empresas que façam essa coleta.

Uso de arquivos eletrônicos

Estamos numa era digital com uma ampla variedade de ferramentas que possibilitam a realização de tarefas por meio eletrônico. Isso ajuda a diminuir radicalmente a necessidade de uso do papel.

Quantos mais reduzirmos o consumo de determinados materiais, menor será a necessidade de extração dos mesmos, contribuindo para a sustentabilidade do planeta. 

Portanto, busque utilizar meios eletrônicos para a documentação da empresa, comunicação com o cliente e outras atividades pertinentes ao seu segmento de negócio.

Uso consciente da água

Sua empresa utiliza muita água na produção? Talvez seja o momento de repensar esse consumo. A implantação de um sistema de cisterna para a captação e reuso de água da chuva, é uma forma de atingir isso e ainda economizar na conta de água.

A água da chuva pode ser usada para limpeza e até mesmo na própria produção. A Global Tape, por exemplo, utiliza essa água na fase de corte das fitas adesivas.

Utilização de energias renováveis

As energias renováveis como a Energia Solar, são alternativas que não impactam no meio ambiente e tornam a sua empresa muito mais sustentável.

É possível gerar até 100% da energia utilizada, por meio da implantação de placas fotovoltaicas. Com isso, deixa-se de investir em energias produzidas a partir de ações que degradam o meio ambiente.

Escolha consciente de fornecedores

É muito importante conhecer os seus fornecedores e como eles estão trabalhando com relação ao desenvolvimento sustentável.

Busque sempre investir em quem também demonstra essa preocupação. Caso contrário, suas ações podem acabar minimizadas, já que a própria matéria-prima de trabalho tem origem em atividades que não contribuem o cuidado com a natureza.

Pequenas práticas:

  • Uso de papel reciclado para impressões necessárias;
  • Estimular os funcionários a utilizarem canecas ao invés de copos plásticos;
  • Substituir lâmpadas comuns por LED;
  • Apoiar ações para o plantio de árvores;
  • Envolver colaboradores e clientes em todo o processo e inspirar mais pessoas.

Faça parte dos negócios do futuro!

O futuro do planeta depende das ações que desenvolvemos agora. Os meios de produção e também os serviços, precisarão se adequar as inovações propostas pelo Desenvolvimento Sustentável. Afinal, ele será a única saída para a preservação do Planeta.

Vale reforçar que, os consumidores estão sendo cada vez mais influenciados a buscar por empresas que tenham essa preocupação.

A Global Tape vem trabalhando para se tornar uma empresa de referência em sustentabilidade. Produzimos 100% da energia utilizada por meio de sistema fotovoltaico, direcionamos todos os resíduos para a coleta seletiva, além de fazer a captação de água da chuva e reutilizá-la no processo produtivo.

Queremos que nossos parceiros também se inspirem a buscar por estratégias de inovação que cuidem do Planeta e da sociedade. Juntos, podemos sonhar com um novo mundo possível.

Te convidamos a visitar o nosso site, conhecer os nossos produtos e a forma como produzimos.

Gostou desse artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no skype
Skype

deixe um comentário