SILVER TAPE: TUDO SOBRE A FITA QUE REVOLUCIONOU O MUNDO

O que é, história e qual o uso da Silver Tape?

O que é Silver Tape? É uma fita adesiva que se tornou muito popular devido as suas diversas aplicações, capacidade de reparar superfícies e qualidade de resistência quase incomparável.

Características da Silver Tape

Silver Tape é uma fita de alta adesão, composta por uma camada de cor cinza/prateada, produzida com filme de polietileno, reforçado com tecido laminado de algodão, o que a torna altamente resistente e durável.

A fita é resistente e macia, outra vantagem é que cola facilmente em superfícies irregulares e porosas como madeira e tecido, e pode ser cortada facilmente nos dois sentidos, seja na largura ou no comprimento.

Ademais, também existem algumas variações como a fita adesiva preta e a branca, que possuem a qualidade padrão da original. Embora suas cores permitam aplicações mais eficientes, possibilitando um design mais bonito, elas também possuem as características do adesivo de borracha, tornando-as muito resistentes.

Aliás, a fita pode ser encontrada na caixa de ferramentas de quase todos os trabalhadores que atuam no setor de obras e serviços. Isso porque o potencial versátil do produto vai muito além dos reparos domésticos e comuns. Desde suas origens nas Forças Armadas Norte-Americanas até sua popularidade na NASA, aqui estão alguns fatos surpreendentes sobre um dos adesivos mais populares do mundo.

História da Silver Tape

Conhecida como Silver Tape no Brasil, esta fita foi intitulada em seu nascimeento como ‘Duct Tape’ nos Estados Unidos. Esta era feita de um pano muito resiste e foi usada na fabricação de sapatos reforçados, para decoração de roupas e para enrolar cabos de aço e condutores elétricos para protegê-los da corrosão e do desgaste.

Primordialmente em 1902, os cabos de aço que sustentavam a Ponte de Manhattan foram primeiro cobertos com óleo de linhaça e depois colocada a fita por cima, antes de serem colocados no seu devido lugar.

Em 1939, a US Insulated Power Cables Engineers Association, especificou um suprimento muito semelhante à Silver Tape como um dos muitos métodos usados ​​para proteger cabos de força com isolamento de borracha.

Ainda que, a ideia do que é a atual concepção da Silver Tape, só tenha surgido em meados de 1943, na Segunda Guerra Mundial, os materiais semelhantes já vinham sendo muito úteis.

Quem inventou?

Em princípio, a ideia surgiu de Vesta Stoudt que temia que os problemas com o fechamento das caixas de munição custassem aos soldados seu precioso tempo e até suas vidas durante a batalha.

Isso porque os pacotes de munição que eram enviados para os militares eram lacrados com cera para manter seu conteúdo à prova d’água. Assim, como esse tipo de lacre era muito forte, as abas geralmente se soltavam de suas mãos e deixavam soldados lutando para liberar suas munições no calor da batalha.

Desta forma, Vesta, mãe de marinheiros e operária de artilharia, enviou uma carta ao presidente Franklin D. Roosevelt, fazendo a sugestão de selar as caixas com uma fita de tecido, que ela havia testado em fábrica.

Tendo em vista a grande ideia, as soluções de Vesta foram enviadas à Johnson & Johnson, que fabricou fitas adesivas a partir de um tecido muito resistente, mas que foram projetadas de maneira com que os soldados pudessem rasgá-las manualmente e de forma rápida.

Alguns estudos etimológicos apontam que na época, foi apelidada pelos soldados de “Duck Tape” ou “Fita de Pato”, isso porque a fita tinha as mesmas características impermeáveis da pele de um pato. Atualmente, continua sendo conhecida nos Estados Unidos como ‘Duct Tape’ ou “Fita de Dutos”, tendo o nome evoluído de “Duck” para “Duct”.

Usabilidade da Silver Tape

Suas propriedades são inúmeras, pode ser utilizada em diversas superfícies e destinada a usos bem amplos. É útil para empacotamento, emenda e colocação de carpete, remendos, emendas, colagem de tênis, vedação de vazamento de mangueiras, proteção de dutos de ar condicionado e até mesmo para a indústria de eventos na montagem de um palco.

Como é resistente ao sol e à umidade, após a aplicação correta e bem vedada da fita sobre o próprio dorso, é possível obter excelentes emendas. O objeto pode até ser imerso em água (doce ou salgada), daí seu uso muito comum em remendos de pranchas de surf, lanchas, botes e roupas de mergulho.

Ao mesmo tempo, suas características são tão duradouras e eficazes que pode ser destinada para uso em vedação de tubos e canos, tubos de ventilação e ar condicionado, além de oferecer excelente isolação térmica e bom desempenho na junção de dutos de metal.

Além disto, a fita encontra outras diversas aplicações sejam domésticas ou industriais. Para empresas que usam Silver Tape, pode se destacar a utilidade no trabalho feito através do mascaramento de pintura, revestimento de cabos de ferramentas, demarcação de áreas, fixação de cartazes e organização de feixes de fios.

Encontre Fita Adesiva Especial Silver Tape

A Global Tape é uma indústria de fitas adesivas e está no mercado desde 2003. Ao longo dessa trajetória, melhorou constantemente seus produtos e serviços, buscando oferecer ao mercado produtos de qualidade contínua e tecnologia de ponta.

Nossos produtos são reconhecidos por sua qualidade constante. Oferecemos as fitas adesivas especial, dupla face, para embalagem, mascaramento e elétrica. Entre tantos, temos a linha especial Silver Tape, Black Tape e White Tape. Conheça nossos produtos e faça uma cotação diretamente em nosso site.

Deixe uma resposta

2 + 18 =