VOCÊ É O COMPRADOR IDEAL QUE AS EMPRESAS PROCURAM?

É fato, estamos vivenciando um cenário industrial com alterações constantes. Essas transformações tornam-se exigências aos profissionais de compras, que devem cumprir algumas atividades além daquelas que foram previamente designadas.

Atualmente este profissional lida com o desenvolvimento de novos produtos, preocupa-se com as fontes de abastecimento, gerencia os custos e fornecedores de longa data, analisa o mercado, projeta custos, planeja compras, determina políticas de compras e analisa valores.

Muitas dessas funções foram repassadas aos compradores devido à extinção de alguns profissionais ou mudança de outros setores. Desta forma, o departamento de compras se tornou a principal vantagem competitiva dentro de uma empresa. É de lá que muitas estratégias são definidas e onde se possibilita oferecer o melhor custo-benefício na venda final dos produtos.

Neste sentido, diante de tantas mudanças, deparamo-nos com um mercado a cada dia mais exigente e de diversas formas os profissionais são influenciados por essas alterações. Por esta razão, o comprador deve estar atento às transformações e precisa buscar atender às novas demandas existentes.

Na sequência deste texto vamos compreender quais as funções desempenhadas pelo melhor comprador e quais habilidades ele precisa desenvolver constantemente para sua atuação no mercado presente e futuro.

O setor de compras e o comprador

A área de compras ganhou um destaque significativo nas corporações, hoje também está integrada às decisões estratégias das instituições. Aliás, podemos dizer que nenhuma empresa de sucesso pode dispensar a contribuição do compras e suprimentos em seu planejamento estratégico.

Afinal, isso ocorre porque o departamento de compras pode levar a empresa a ter uma vantagem competitiva frente aos concorrentes. Visto que a função está vinculada à alta direção, opera e investe grandes valores em aquisições e lida com muitas burocracias.

Compreendendo este contexto, também se entende as novas e diversas exigências feitas, entre elas: otimização de custos, perfil empreendedor, proatividade para antever problemas e definir soluções, encontrar os fornecedores com melhor custo-benefício, amplo conhecimento para o correto gerenciamento de informações e alta capacidade de negociação.

O atual mercado exige que os compradores possuam conhecimentos técnicos, comerciais e de gerenciamento. Essas são algumas das características típicas de um empreendedor. Além do mais, para gerentes do departamento de compras, saber como liderar pessoas também é uma exigência. Pois grandes líderes guiam suas equipes para grandes conquistas.

Conhecimentos necessários para o comprador

No atual contexto empresarial, cabe-nos alertar sobre as funções e conhecimentos necessários para o excelente desempenho da nova função de compras. Para isso, vamos compreender quais são as principais características para quem deseja ser o melhor comprador e ter o seu futuro garantido no mercado de trabalho.

Orientação para resultados

Orientação para resultados é uma competência que se origina da capacidade de elaborar, pensar e estruturar uma boa meta. Os compradores são orientados para os resultados, ou seja, são guiados pela relação custo-benefício e buscam constantemente obter ganhos para a empresa.

Estrategista

O comprador estrategista aprecia o sabor da vitória. Esses profissionais são obstinados por vencer desafios. Sua principal motivação é maximizar resultados. São pragmáticos: qualquer passo dado tem uma conexão lógica com resultados a alcançar.

Portanto, não basta saber apenas sobre o que é preciso comprar, mas sim, ter entendimento sobre toda a estratégia envolvida. Com base nessas informações, fica muito mais fácil saber o que o negócio precisa e quando precisa.

Estar por dentro das estratégias é o que motiva as pessoas a trabalharem. Quando se entende onde se quer chegar, fica mais fácil destinar a força de trabalho em prol daquilo que se pretende alcançar.

Constante aprendiz

Um profissional de compras sabe da importância de manter-se atualizado. Entende que essa é a chave para permanecer no mercado e ser visto como um bom profissional. Mas essa habilidade está se tornando cada vez mais importante e o comprador que quer garantir uma vaga em uma grande empresa precisará estar mais atualizado do que nunca.

Além de conhecimentos técnicos e teóricos, deverá saber sobre os indicadores (KPI), todas as novidades tecnológicas que o mercado oferece para a função e saber como elas podem ajudar a melhorar os seus serviços.

Capacidade de solucionar problemas

Como toda atividade intensa, a área de compras conta com diversos problemas que afetam diretamente a sua rotina. É claro que a eliminação pura e simples desses conflitos não pode ser alcançada, mas é necessário saber como solucionar e buscar minimizar os impactos destas dentro do cotidiano do departamento.

Embora, a capacidade de resolver conflitos aparentemente não é uma das obrigatoriedades do cargo, todavia, os compradores empenhados em solucionar essas pendências são bem vistos pelos empregadores. O primeiro passo é a identificação correta de quais são esses problemas na empresa e trabalhar para reverter essas situações.

Conclusão

Estar preparado para alcançar as expectativas dos empregadores não é algo complexo, mas exige muita dedicação e também força de vontade. A rotina de um comprador e as tarefas realizadas são múltiplas, e por isso é necessário estar preparado para atender todas as demandas de trabalho existentes.

Para tornar-se um profissional de referência, é preciso dedicação ao cargo, mas também aos estudos. Afinal, ninguém quer contratar um profissional obsoleto. É a união destes dois fatores, empenho e atualização, que vão trazer o equilíbrio perfeito para o comprador de sucesso.

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