VOCÊ SABE ESCOLHER A FITA ADESIVA IDEAL?

 Pode parecer uma pergunta sem sentido, mas a escolha certa deste tipo de material irá interferir diretamente no resultado final esperado. Também, as fitas adesivas são muito úteis para as diferentes funções em nosso dia a dia, existindo uma infinidade de tipos, uma para cada necessidade de aplicação, por isso você deve conhecê-los para saber qual o tipo certo usar.

 Seja para reparar algum material rapidamente, fixar algo, isolar um fio desencapado, fechar uma caixa, são muitas as formas de aplicação, e sabendo qual o tipo certo usar, você não corre o risco de a fita descolar.

 Assim, se você deseja aprender como escolher a fita ideal dependendo da finalidade desejada, confira o conteúdo abaixo:

 O que é uma fita adesiva?

Nada mais é do que um material composto basicamente por dois componentes, uma superfície base, que não gruda e uma adesiva.

Essa base pode ser em diferentes superfícies, como, por exemplo, papel, polipropileno, polietileno, entre outros.

Será a base também que irá influenciar no uso da fita adesiva, pois, uma fita com base de papel, a grosso modo não pode ser usada em algo que terá contato com a água, por exemplo, a menos que receba um tratamento de dorso especial.

Tipos de fitas adesivas disponíveis no mercado

 Hoje no mercado existem diferentes tipos de fitas adesivas, conhecê-los pode te ajudar a escolher a correta, dependendo da finalidade.

 Conheça abaixo alguns dos principais tipos que você pode encontrar:

 Fita Crepe

 A fita adesiva mais utilizada em ambiente doméstico, seja para pinturas de portas, paredes, janelas e afins. Uma das principais vantagens dessa fita é que ela pode ser utilizada para delimitar locais ou superfícies de trabalho, como a pintura, por exemplo.

 Também são muito úteis para a decoração de festas, para fixar balões, prender toalhas, enfeites e afins.

 Ela pode ser usada para fixar e encapar diferentes tipos de materiais, sendo inclusive, muito utilizada na indústria automotiva.

 Fita Isolante

Um tipo de fita bastante popular, usada para isolar conexões e componentes elétricos, proporcionando mais segurança a quem precisa lidar com materiais elétricos ou está realizando reparos com energia elétrica, uma vez que um curto-circuitos e choques podem ser fatais.

Fita Antiderrapante

Quedas em ambientes com piso liso são um risco iminente, principalmente para idosos, mas esse tipo de acidente pode ser facilmente evitado com a utilização de uma fita antiderrapante.

 Este tipo de fita, de modo geral, pode ser usado em escadas, rampas ou qualquer outro tipo de piso escorregadio, conseguindo assim, evitar que as pessoas se machuquem ao cair ou escorregar.

 Para tal finalidade, este tipo de fita adesiva, possui o revestimento externo fabricado num material abrasivo.

 Fita Silver Tape

 A “mil e uma utilidades” que promete resolver qualquer tipo de problema, ao menos temporariamente. É resistente à água e à abrasividade, e se caracteriza por ser bastante durável e forte.

 O núcleo desse tipo de fita é formado por malha de algodão e o revestimento externo é de polietileno, o que permite que essa fita se fixe em lugares irregulares.

Para gerar a adesão de longa duração, o adesivo da Fita Silver Tape é composto de borracha natural. De origem americana, originalmente essa fita se chamava Duck Tape (fita de pato, tradução livre do inglês) já que imita a resistência à água que as penas de pato possuem.

 Fita Dupla Face

 Uma das fitas mais utilizadas por quem trabalha com artesanato e decoração, a fita dupla face pode ser utilizada para fixar, colar, emendar, laminar e montar diversas superfícies.

 A principal característica desse tipo de fita, que a diferencia das demais é que, como o próprio nome já diz, ela é adesiva em suas duas faces.

 Quando usar uma fita de adesivo acrílico ou de borracha?

 Tudo vai depender da finalidade, já que existem inúmeras formulações para cada uma dessas duas opções, mas de maneira geral, as fitas de borracha são mais resistentes as variações climáticas e versáteis.

 Já as fitas acrílicas são menos duráveis, entretanto mais econômicas. Assim, as fitas de borracha podem oferecer um resultado melhor de adesão inicial, enquanto as fitas de acrílico podem oferecer um custo mais baixo.

 O tipo de material que a fita será aplicada interfere na adesão?

 Sim, também entenda que materiais de difícil adesão são conhecidos como “superfícies de baixa energia superficial”, como, por exemplo, plástico de polipropileno e polietileno.

 Já os materiais de fácil adesão, são conhecidos como “superfícies de alta energia superficial”, por exemplo, porcelana, metais sem tratamento, alguns plásticos como o policarbonato.

Assim, de modo geral, superfícies de baixa energia, quando em contato com a água, ficam arredondadas, e a água escorre com facilidade da superfície da fita.

Já os materiais de alta energia, seguem a linha a contrária, quando em contato com a água, a superfície da fita fica achatada, e a água escorre com dificuldade pela superfície da fita.

Cuidados que deve ter ao escolher ou usar uma fita adesiva

 Agora que você já entendeu mais sobre os tipos de fitas, e como a superfície pode influenciar na adesão, veja alguns cuidados que você deve ter ao escolher e usar uma fita adesiva, para que o resultado final fique excelente:

 •         Limpeza: A superfície que vai receber a fita deve ser limpa com um pano, que não solte fibras, umedecido em álcool isopropílico.

 •         Observe a superfície: Analise se há rugosidade, e energia da superfície, pois, como você já sabe podem influenciar no desempenho da fita. Para superfícies rugosas, use fitas mais espessas. Para superfícies curvas, use adesivos de melhor desempenho e maior espessura, caso a superfície seja de difícil adesão, veja a possibilidade de usar um primer primeiro antes de aplicar a fita.

 •         Observe as condições do ambiente que a fita será exposta: Temperatura, exposição à luz UV e produtos químicos podem alterar o desempenho da fita.

 Por fim, certifique-se sempre se a fita foi pressionada adequadamente, e se for o caso, se o tempo de cura foi respeitado.

 Agora, se você está em busca de fitas de qualidade e que garantem um bom resultado final, você precisa conhecer as fitas adesivas da Global Tape.

Fundada em 2003, a Global Tape, indústria de fitas adesivas, possui sede na cidade de São Paulo, mas conta com distribuição em todo o Brasil. E vem passando por processos constantes de crescimento e modernização de seus maquinários.

Todos os seus produtos possuem qualificações e padrões internacionais direcionados a diversos mercados como padrão UL, ROHS FREE, IMDS, PPAP, entre outros.

A Global Tape está preparada para adaptar as medidas do pedido de acordo com sua necessidade, atendendo os mais diversos segmentos como automotivo, aeroviário, comunicação visual, construção civil, petrolífero, hospitalar, refrigeração, têxtil, entre outros.

 Tudo isso, seguindo padrões mundialmente aceitos, com cortes oscilam entre ± 0,2 mm de largura e podemos produzir em diferentes metragens. Ainda, ela é certificada pela norma ABNT ISO 9001:2015, e mantém um controle assertivo de todos os seus produtos e processos com total rastreabilidade, garantindo a você cliente, conforto e a confiança de que estão adquirindo um produto de alta tecnologia.

Deixe uma resposta

9 + sete =