Você sabe o que é Manutenção Preventiva?

Entenda o que é manutenção preventiva, suas vantagens e como ela pode ser implantada na empresa.

Manter os equipamentos da empresa em pleno funcionamento requer cuidados periódicos. Máquinas que não recebem a devida atenção podem, ao longo do tempo, apresentar defeitos e prejudicar a qualidade do trabalho realizado, bem como a velocidade de produção.

A manutenção preventiva é a solução para evitar a ocorrência de problemas inesperados e manter a alta produtividade do negócio.

Mas, você empresário, sabe mesmo o que é manutenção preventiva e como implantá-la?

O que é Manutenção Preventiva?

De acordo com a NBR 5462/94, a manutenção preventiva é efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, com o objetivo de reduzir a probabilidade de falhas ou degradação do funcionamento de um item.

Ela é realizada a fim de agir de forma antecipada, ou seja, no sentido de prevenção de falhas e danos nos equipamentos, evitando o risco de acidentes e de paradas não programadas.

Ao contrário da manutenção corretiva, que é feita quando há a ocorrência de algum problema, a manutenção preventiva é feita de forma antecipada e planejada.

Cada empresa deve definir quando e porque realizar as manutenções. Elas podem ser baseadas, por exemplo, no tempo de uso das máquinas, na necessidade de lubrificação, troca de óleo, dentre outras necessidades que são específicas de cada aparelho.

Vantagens de fazer manutenção preventiva

Resolução de problemas 

Com revisão periódica programada, é possível fazer a identificação de problemas e defeitos logo no início, sem alardes na organização ou risco de prejudicar a capacidade produtiva. 

Prolongamento do tempo de vida do maquinário 

Quando uma máquina apresenta algum tipo de defeito, ela passa a operar de forma irregular e tende a sofrer desgaste mais rapidamente. Uma pequena peça com defeito pode gerar problemas que desencadeiam uma danificação progressiva do item. 

A manutenção preventiva identifica esses problemas e evita que outras regiões da máquina também sejam afetadas, contribuindo para prolongar a sua vida útil e melhorar o desempenho operacional.

Mais efetividade para o setor de compras

Quando são identificadas as necessidades de aquisição de peças de forma antecipada, as compras podem ocorrer de forma planejada, o que favorece aquisições com melhores preços e mais qualidade. 

Enquanto na manutenção corretiva, as peças são compradas em situação de emergência, na preventiva, existe tempo hábil para que o processo seja mais eficiente.

Garante a boa imagem da corporação

Quando surgem imprevistos que implicam em parar a produção, podem ocorrer atrasos nas entregas, o que compromete a imagem e a credibilidade do negócio. Portanto, quanto mais eficientes forem as manutenções preventivas, menos situações como estas irão ocorrer.

Como implantar a manutenção preventiva?

A implantação da manutenção preventiva na empresa deve iniciar com o monitoramento de todos os equipamentos, começando com a alimentação de uma base de dados com todas as informações sobre as máquinas, revisões, alterações, reparos realizados, etc.

Esse documento servirá de base para o planejamento de medidas e, principalmente, para avaliação de qual a periodicidade necessária das manutenções preventivas.

Outra dica importante é separar as máquinas por grupos com a mesma funcionalidade, de forma que os planos de manutenção sejam elaborados para cada um desses grupos.

Quanto maior for o tempo de uso ou maior for a complexidade da máquina, mais manutenções preventivas são necessárias. Em casos de um longo tempo de uso, por exemplo, o recomendado é parar de duas a três vezes no ano para fazer a manutenção preventiva.

E aí, como tem sido esse processo na sua empresa? Vamos conversar sobre isso?

E se você trabalha na indústria, não deixe de conhecer os produtos da Global Tape. Trabalhamos com uma ampla variedade de fitas adesivas para atender os mais diversos setores, como o automotivo, aeroviário, construção civil, hospitalar, comunicação visual, petrolífero, refrigeração, têxtil, etc. Temos uma ampla experiência no setor e nossos produtos garantem alta eficiência para as suas manutenções preventivas. Clique aqui para conhecer a Global Tape.

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin