Global Tape

Silver tape: a fita que teve origem no meio de uma guerra

A Silver tape foi criada durante a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de proteger a munição da umidade. Conheça essa história!

Guerras e conflitos geram grandes prejuízos para a humanidade. Mas, nesses períodos também podem surgir grandes inovações.

Um exemplo muito conhecido é o do rádio. Apesar de ter sido inventado em 1896, as emissoras só começaram a ser criadas a partir da Primeira Guerra Mundial.

O mesmo ocorreu com a fita adesiva. O lançamento da primeira fita adesiva foi feito em 1928. Mas, ela realmente ganhou notoriedade a partir da Segunda grande guerra, quando surgiu a primeira versão da Silver Tape, naquele momento chamada de duct tape.

Origem da Silver Tape

Nos anos 1940, quando os Estados Unidos lutavam na Segunda Guerra Mundial, uma mulher chamada Vesta Stoudt, que trabalhava na embalagem e inspeção de cartuchos, percebeu que era preciso encontrar uma solução mais eficiente para embalar o armamento.

Haviam problemas que precisavam ser superados. Até então, era utilizado cera para fechar as caixas de munição e lacrar os cartuchos. Isso servia para que a umidade não entrasse e estragasse o material.

Porém, desembalar as munições era um procedimento trabalhoso e, muitas vezes, isso acabava acarretando na morte de soldados. Ao demorar para desembalar os cartuchos, eles acabavam sendo baleados e mortos.

Então, Veda discutiu com os supervisores do local em que trabalhava, a ideia de criar uma fita de tecido que fosse resistente à água. Sem um retorno, ela escreveu ao Presidente dos EUA Franklin Roosevelt, detalhando a sua proposta. Mandou também um diagrama desenhado à mão.

Rooselvet considerou a ideia e depois a enviou-a para seu exército e para a Jhonson & Jhonson para que concebesse a fabricação.

Os pesquisadores da divisão Permacell da Johnson & Jhonson descobriram como inserir uma tela, a duck cloth, entre a camada de polietileno e o adesivo de borracha da fira Scotch. Isso permitiu a criação de uma fita resistente e durável, capaz de repelir a água, assim como fazem as penas de um pato. 

Graças a essa habilidade e por ter sido fabricada utilizando a duck cloth, a fita foi batizada de “duck tape”.

A fita cumpriu muito bem a função de manter a munição seca. Mas, os militares encontraram muitas outras funções para ela, como remendar suas botas ou as tendas dos jeeps, cobrir as portas de armas dos aviões para redução do arrasto ao decolar, dentre outras.

Com o fim da guerra, os fabricantes trocaram o verde militar utilizado na fita pelo tom prateado. A Silver Tape passou a ser anunciada como um tipo de solução genérica para uso doméstico em reparos de vazamentos nos sistemas de aquecimento e várias outras funções.

Aplicações da Silver Tape

A Silver Tape é uma das fitas adesivas mais versáteis do mercado. Dentre suas principais aplicações, podemos citar:

  • Isolamento térmico e revestimento;
  • Junção e proteção de dutos;
  • Consertos no segmento de aviação;
  • Revestimento de cabos e de ferramentas;
  • Montagens de palcos e cenários;
  • Remendos em mochilas, tênis, barracas e roupas de mergulho;
  • Empacotamentos;
  • Colocação de carpetes;
  • Vedações em geral.

Onde comprar Silver Tape?

A Global Tape é uma indústria de fitas adesivas que trabalha com produtos de altíssima qualidade.

A empresa é certificada pela norma ABNT ISO 9001:2015, e mantém um controle assertivo de todos os seus produtos e processos com total rastreabilidade.

Além disso, oferecemos a possibilidade de adaptar as medidas do pedido atendendo a necessidade dos mais diversos setores, como o automotivo, aeroviário, construção civil, hospitalar, comunicação visual, petrolífero, refrigeração, têxtil, etc. Sempre seguindo padrões aceitos mundialmente, com cortes que oscilam entre ± 0,2 mm de largura podendo serem produzidas diferentes metragens.

Acesse o site e conheça nossos produtos. Aproveite para fazer uma cotação.

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!

Posts Relacionados